sábado, 27 de outubro de 2012

Séralini, o bufão dos transgênicos: como usar recursos públicos, os pares em ciência e a mídia para vender experimento feito na medida para provar hipótese errada

Caros pesquisadores, avaliadores de risco, formadores de opinião, professores e demais interessados em biotecnologia.

Esta semana li um comentário bastante duro de um professor aposentado da Universidade de Caen, que analisa o prejuízo à instituição e aos cofres públicos, fora o desgaste pessoal aos demais pesquisadores da Uni Caen, derivados da publicação do artigo e do enfoque hipermidiático que o Séralini deu à coisa. O link para o original está aqui:

Desta vez não traduzo, porque não comungo com críticas pessoais, mas creio que a divulgação vale. Afinal, poderia ser Séralini ou qualquer outro que usasse da mesma estratégia para provar sua hipótese errada. Sei de casos no Brasil que seguem uma linha muito parecida e que se vierem a público do jeito que estão e cercados dos aplausos da grande mídia, farão a festa dos “ecolos bobos” (veja o texto linkado) e se tornarão uma cópia pindorâmica do affaire Séralini. Se vierem sem mídia, terão gasto recursos dos cofres públicos, do mesmo jeito, para produzir ciência sem qualidade e a serviço de uma ideologia discutível.

Também sugiro os links abaixo, que recapitulam muito deste imbroglio.

Paulo Andrade   




Nenhum comentário:

Postar um comentário