quinta-feira, 5 de março de 2015

MST invade a CTNBio e impede a reunião. Cidadão iracundo lidera a invasão, metendo o pé na porta e ferindo funcionária.

Seguia a Plenária da CTNBio na leitura de pareceres e votação, lotada. Muitos membros do MST já tinha tomado lugar, mas respeitavam as regras: não pode haver expressão oral, apenas cartazes ou bandeiras. Depois da votação e aprovação da liberação comercial de dois milhos transgênicos, iniciava-se o processo de análise e votação do eucalipto transgênico. Antes da leitura do “parecer” encaminhado pelo Dr. Paulo Kageyama, que pediu vistas ao processo na reunião anterior, houve uma invasão da sala liderada, segundo informações, por um cidadão enraivecido. Tomado de um ímpeto furioso, o cidadão meteu o pé na porta, que estava fechada e monitorada pela funcionária da CTNBio, ferindo a mesma. Avançou então com dezenas de membros do MST, que gritaram palavras de ordem e fizeram discursos e por fim decretaram o fim da reunião.

Os membros do MST presentes prometeram transformar a invasão numa ação permanente, sem descanso para a CTNBio e pediram repetidamente o fim da Comissão. Não houve reação policial e ninguém ficou ferido.

Com isso a decisão de liberação comercial do eucalipto e todas as demais ficarão para a próxima reunião da CTNBio.

Para saber quais são, de fato, os riscos do eucalipto transgênico, consulte a avaliação de risco, feita com base nas regras internacionais e na ciência.


Anexo fotos da invasão.

A Plenária inicia com muitos manifestantes do MT sentados entre os demais participantes

A enxurrada de manifestantes começa a partir da porta arrombada a chutes

A invasão progride para a frente da sala

Fala na frente da sala. Vários membros discursaram e gritaram palavras de ordem


Outra fala (anterior) na frente da sala




4 comentários:

  1. Enfim alguém que preze pela vida no planeta. Parabéns ao MST.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, a invasão da CTNBio é uma forma válida de protesto, desde que nãoo seja depredado o patrimônio da União nem haja feridos. Não foi o caso aqui.
    Além disso, sua simpatia pela causa ambientalista deve ser separada da razão pela qual o MST invadiu a CTNBio, que é bem outra.

    ResponderExcluir
  3. A título de esclarecimento: Uma porta foi quebrada e o braço de uma funcionária da CTNBio lesionado.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, o uso do sujeito oculto não se aplica: houve dois crimes - destruição de patrimônio público e lesão corporal e isso tem que ser atribuído a um ou mais autores.

    ResponderExcluir