terça-feira, 24 de junho de 2014

O artigo republicado de Séralini: a revista sectária e as estranhas palavras de seu editor

Car@s leitores.

Como lhes havia indicado na minha postagem anterior (http://genpeace.blogspot.com.br/2014/06/republicado-o-artigo-zumbi-de-seralini.html), a revista Environmental Sciences Europe é prá lá de comprometida com o movimento anti-OGM. Nela publicam os membros de organizações militantes tais como ENSSER, Genok, Testbiotech e o próprio Criigen, claro. Uma análise detalhada está disponível em ddata.over-blog.com/xxxyyy/1/39/38/37/critical-analysis-of-Env-Sci-Eur.pdf : eu sugiro fortemente a leitura deste estudo.

Vendo as declarações de vários autores neste cenário momesco, me chamou a atenção o que nos diz o editor da revista em relação à republicação do artigo do Séralini:

...any kind of appraisal of the paper’s content should not be connoted. The only aim is to enable scientific transparency and, based on this, a discussion which does not hide but aims to focus methodological controversies. Winfried Schröder (Editor)

...não se deve assumir qualquer tipo de avaliação do conteúdo do paper. O único objetivo é permitir a transparência científica e, com base nisso, uma discussão que não se esconde, mas tem como objetivo focar controvérsias metodológicas. Winfried Schröder (Editor)


O que, exatamente, quis dizer o nosso bravo Schröder? Que o corpo editorial não avaliou o conteúdo e que a publicação foi feita apenas para garantir a circulação do artigo pela internet (já que a revista é Open Access)? Se é isso, pode-se admitir como uma falha gravíssima do editor: a revista tem que primar pela qualidade e consistência científica. Quem garante que o artigo circule entre os interessados é a legião de atores envolvidos nesta discussão de “ratos com tumor”, que beira o teatro de Ionescu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário