quinta-feira, 10 de abril de 2014

Mosquito transgênico para controle da dengue aprovado pela CTNBio

Brasília, 10 de abril de 2014

Hoje pela manhã em reunião Plenária, a CTNbio aprovou o pedido de liberação comercial de uma variedade transgênica de Aedes aegypti (o mosquito transmissor do vírus da dengue e de um novo virus, Chikungunya), desenvolvido pela empresa britânica Oxitec. O A. aegypti OX513a carrega um gene de letalidade condicional, que é ativado na ausência de tetraciclina. Os machos, separados das fêmeas ainda em estado de pupa, podem ser produzidos em biofábrica em enormes quantidades, sendo em seguida liberados no ambiente. Para detalhes ver http://br.oxitec.com/ .

A votação nominal na Plenária teve como resultado 16 votos favoráveis (sendo um condicional) e um contra.

Antes da votação o parecer de vistas do processo foi lido. O membro relator argumentou pela diligência do processo por várias falhas que, ao seu ver, impediam uma conclusão segura do parecer. O argumento principal foi de que a eliminação do A. aegypti, de forma rápida e extensa, abriria espaço para a recolonização do espaço por outro mosquito, como o Aedes albopictus. Seu parecer foi amplamente rechaçado pela Comissão.

Também antes da votação alguns membros sugeriram uma audiência pública de instrução, que foi rechaçada por 11 votos contra 4.

A discussão imediatamente antes da votação versou menos sobre os riscos diretos do mosquito à saúde humana e animal e ao meio ambiente e derivou para aspectos de benefícios à tecnologia. Esta divergência refletiu o consenso da CTNBio quanto à segurança do produto e à premência de novas técnicas para o controle do vetor da dengue. A discussão também refletiu a segurança da CTNBio sobre o potencial da tecnologia na redução de populações de A. aegypti, sem riscos de recrudescimento de outras doenças, parecimento de novas endemias ou substituição do mosquito vetor, em completa oposição ao ponto de vista isolado do membro relator do pedido de vistas. Uma discussão detalhada do ponto de vista do relator está disponível em http://genpeace.blogspot.com.br/2014/04/mosquito-transgenico-para-controle-da_12.html

Com estes resultados,a CTNBio abre ao país a possibilidade de empregar um mosquito transgênico para o controle da dengue. A liberação comercial deste mosquito é, também, a primeira liberação comercial de um inseto transgênico no Mundo. O Brasil, usando uma legislação eficiência e séria na avaliação de risco de organismos geneticamente modificados, dá um exemplo de seriedade e maturidade tanto aos países que já fazem avaliação de risco de OGMs, como àqueles que ainda vacilam em ingressar no uso desta tecnologia.

5 comentários:

  1. Mais um Frankenstein aprovado pela CTNBio. Essa irresponsabilidade ainda vai matar muita gente no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo, se vc vê riscos que toda a comissão menos um não viu, seria bacaninha se contasse a todos quais são estes riscos que nos vão matar a todos. Afinal, entre morrer de Denque e passar pro outro mundo com uma coisa nova que ninguém conhece, prefiro sangrar até a morte com a dengue hemorrágica.

    ResponderExcluir
  3. Eu preferia não achar que a CNTBio são um bando de cientistas comprados pelas grandes corporações mundiais e não estão nos fazendo de cobaias para todo o lixo transgênico que aparece no mundo. Mas é o oposto que vejo.
    Todo lixo transgênico inventado não encontra nenhuma resistência por aqui. São aprovados rapidamente sem se ter certeza que são seguros.
    A CTNBio hoje não trabalha pelas pessoas desse país. INFELIZMENTE.
    Então não dá para confiar em nada que saia dessa "organizacao".

    ResponderExcluir
  4. Caro Anônimo, a pergunta acima continua: se você vê riscos no mosquito transgênico, seria uma contribuição grande ao seu país que os apontassem. Afinal você tem 30 dias para mover o CNBS e impedir esta liberação, mas a própria CTNBio pode voltar atrás se estes ricos forem concretos.
    Aguardamos sua contribuição à questão. Já as críticas aos membros ou a mim (que não sou parte da CTNBio) em nada contribuem ao debate.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao moderador pela ponderação nos comentários! aos "Anônimos" anteriores, faltam argumentos!! Irresponsáveis e levianos são estes que se opõem às tecnologias sem qualquer argumento plausível! Veja quantos anos foram necessários para desenvolver a tecnologia, testá-la e então receber a aprovação pela CTNBio!

    ResponderExcluir