sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Glifosato e transgênicos: desmistificando o ISIS

Lá dos EUA vem mais um “estudo” com a pátina de texto científico, mas que no duro é apenas  uma das misturebas que circulam pela internet contra os transgênicos, sem qualquer forro, um verdadeiro elefante de papel. O autor é o ISIS, um instituto pseudo científico, fundado pela Mae-Wan Ho e pelo Peter Sauders. Com a Mae já tive algumas discussões sobre transferência de genes de insetos para outros organismos e o que ela sustentou nas discussões é um completo desvario. Imagino que um instituto com uma tal fundadora deve estar mais para peça de Ionescu ou ala do Pinel do que para casa de ciências.

De que trata esta nova “contribuição”? Um texto que pretende provar uma relação entre aumento de doenças humanas e o uso de glifosato (e o plantio de transgênicos, é claro, embora esta ligação direta só exista para as variedades tolerantes a este herbicida). Para começar, é muito difícil estabelecer uma relação de causalidade desta natureza, porque é literalmente impossível saber o quanto de alimento GM cada um come. Da mesma forma, é impossível saber quanto cada indivíduo consome de pesticidas. E, sobretudo, é impossível saber que importância tem isso frente às centenas de causas de doenças que estão aí para nos atormentar. As “evidências” que o instituto traz são tão baseadas em boa ciência e em sólida estatística quanto um show de Michael Jackson.

Vamos ao texto, disponível em http://www.i-sis.org.uk/Deterioration_of_Public_Health.php

Um mau começo

A coisa começa errado quando o ISIS afirma que há ampla evidência de que o glifosato é (muito) tóxico, mas não cita uma única referência bibliográfica séria, só suas próprias especulações e as de seus parceiros de ativismo, além do artigo zumbi do Séralini, completamente desacreditado pela ciência. Só isso já dá a tônica do texto. Também neste mau começo se insere a afirmação de que uma nova síndrome de insuficiência renal seria causada pelo glifosato: esta “nova” doença é causada pelo estresse hídrico no trabalho agrícola, associado ao consumo de água e má qualidade e, talvez, a poluentes e plantas tóxicas, mas não há qualquer evidência de que seja devida ao glifosato. Insistir nisso é tapear o público que, por preguiça, não vai mesmo procurar a informação, toda ela em áridos artigos científicos. Todo o assunto sobre esta síndrome, denominada CKDU, está aqui: http://www.medicc.org/mediccreview/index.php?issue=28 . Não citar as autoridades no assunto é, nesta caso, má fé típica e enrolação do público.

A conclusão a que somos forçados a chegar é que o ISIS não contribuiu com um único grama no peso de evidências de que o glifosato é tóxico. É evidente que qualquer herbicida é tóxico, mas entre eles o glifosato está longe de ser o mais perigoso, ao contrário: todas as evidências apontam o contrário e exatamente por isso ele foi escolhido para agente seletivo de plantas GM.

A correlação transgênicos X doenças

Boa parte do que está neste texto do ISIS foi derivado de um artigo bizarro de Nancy Swanson e seus colaboradores, publicado na obscura revista Journal of Organic Systems. Basta uma leitura rápida do artigo para se ver que seu lastro científico é nulo. Recomendamos que o leitor faça o mesmo e passamos o link: http://www.organic-systems.org/journal/92/abstracts/Swanson-et-al.html .

Em que se baseiam as conclusões de Mrs Swanson e seus parceiros, veiculadas pelo ISIS? (em tempo, Nancy Swanson é co-autora de textos com a Mae-Wan Ho e publicados no site do ISIS). Num gráfico que mostra um aumento de várias doenças e igual subida no uso de glifosato! Ora, a gente pode fazer um gráfico igualzinho relacionando estas doenças e o aumento de produção orgânica nos EUA... Coeficientes de correlação elevados em estudos deste tipo valem o mesmo que vida de piolho em cabeça de careca.

Além disso, os dados foram grosseiramente manipulados. Para comentários mais detalhados vejam http://www.geneticliteracyproject.org/2014/03/28/do-genetically-modified-foods-cause-gluten-allergies/ e também http://gmoanswers.com/studies/ultimate-gluten-free-does-glyphosate-cause-celiac-disease-actually-no. Há muitos outros portais que desmascaram os estudos pseudo científicos da trupe do ISIS.

Conclusão


Como sempre, este texto do ISIS está “bombando”: foi copiado e colado em centenas de sites em língua inglesa e já teve até gente que traduziu para o português (logo vai aparecer na Pindorama). Repetir na mídia e via e-mail uma maçaroca de informações inúteis deste tipo é coisa que nem papagaio em estado normal de saúde faz: precisa comer semente de Cannabis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário