quinta-feira, 5 de junho de 2014

Tribunal mantém RN-04 da CTNBio, que trata da coexistência entre milho transgênico e convencional


http://jurisprudenciaemrevista.wordpress.com/2014/06/09/trf4-tribunal-mantem-resolucao-do-icmbio-que-trata-do-plantio-de-transgenicos/


TRF4 – Tribunal mantém Resolução do ICMBio que trata do plantio de transgênicos

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu manter a Resolução Normativa nº 4/2007 da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio, que dispõe sobre as distâncias mínimas entre cultivos comerciais de milho geneticamente modificado. O julgamento do recurso de apelação que questionava a resolução aguardava o voto da desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, que havia pedido vista em fevereiro deste ano.
O recurso de apelação foi movido pela Assessoria em Projetos e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa (AS-PTA), pela Associação Nacional de Pequenos Agricultores, pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e pela Terra Direitos após decisão de primeiro grau que manteve a citada resolução normativa.
Marga confirmou a sentença, sendo acompanhada pelo desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz. Para ela, a prova disponibilizada nos autos não é suficiente para o provimento do recurso. Não há uma sistematização dos dados que permita a análise técnica dos estudos apresentados e os resultados são ainda preliminares, afirmou.
É preciso aqui, para a dimensão que esta Ação Civil Pública alcança, uma prova não acima de qualquer dúvida, mas pelo menos acima de dúvida razoável. Esta prova não foi produzida pelos autores. Há dúvidas e inconsistências na tese autoral. A Resolução, é certo, não é perfeita, poderia ser melhorada, mas no mínimo é um critério razoável que não é de ser afastado sem prova firme e segura, escreveu em seu voto.
A desembargadora concluiu seu voto dizendo que entende a preocupação da autora, mas que esta deveria amparar melhor sua argumentação. Não desconheço que o tema da contaminação das lavouras por transgênicos é preocupante. Assim poderão, quiçá, futuramente, em outra ação, se amparada em provas científicas e conclusivas, virem as autoras a comprovar sua pretensão, concluiu.
Vivian votou pela declaração de nulidade da resolução do ICMBio  ( o que o IVMBio tem a ver com isso, não sei. Provavelmene um erro da notícia), mas ficou vencida.
Nº do Processo: 5020884-11.2013.404.7000
Fonte: Tribunal Regional Federal da 4ª Região​




Nenhum comentário:

Postar um comentário