segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Workshops debaterão ferramentas e marco regulatório para a biotecnologia no país


Idealizados pela área de biotecnologia da ABDI, eventos serão realizados com seus parceiros em Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife

Brasília, 14/10/2011 – A área de projetos de biotecnologia da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em conjunto com diversos parceiros atuantes no tema, irá realizar nos dias 21 e 26 de outubro e 4 de novembro três edições do Workshop Negócios em Biotecnologia, nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife. As inscrições são gratuitas, porém restritas a 80 registros por evento, e podem ser feitas no hotsitehttp://biotecnologia.abdi.com.br. Os workshops são resultado de demandas dos setores produtivo, acadêmico e da necessidade dos diferentes órgãos públicos, como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), de disseminar seus mecanismos de atendimento aos diversos atores da cadeia produtiva de Biotecnologia.

O objetivo dos encontros é apresentar e debater temas como as ferramentas dos sistemas governamentais voltados para a área de biotecnologia; um roteiro básico de como desenvolver produtos biotecnológicos; a importância e o impacto do associativismo para as empresas; os processos de patentes de produtos biotecnológicos no INPI; e de registro de produtos na Anvisa, MAPA e MMA, entre outros.

“O Plano Brasil Maior trouxe medidas que intensificam estímulos ao investimento e inovação, comércio exterior, defesa da indústria e mercado interno, entre outras. A biotecnologia está inserida em diversas dessas ações que terão impacto nas cadeias produtivas de base tecnológica como na área de saúde (com vacinas, anticorpos monoclonais, hemoderivados, tratamentos por terapia gênica), agropecuária, indústria de alimentos e biocombustíveis (etanol e biodiesel). Esses workshops foram elaborados para contribuir com o alcance das metas dessas ações ao esclarecer mecanismos existentes e envolvidos no aumento de competitividade de empresas de base biotecnológica ou dependentes dessa tecnologia”, explica Maria Luisa Campos Machado Leal, diretora da ABDI.
Portal Inovação – Outra novidade na área de biotecnologia que irá contribuir para agregar o público interessado ao reunir informações e suscitar o debate é o recorte de biotecnologia do Portal Inovação, denominado Portal Inovação Biotecnologia, que já está em fase de testeswww.portalinovacao.mct.gov.br/biotec. A página será utilizada para maximizar os resultados dos workshops por meio das ferramentas de grupos de discussão, fóruns e comunidades virtuais. Esses serão moderados pelos palestrantes e representantes da ABDI, Anvisa, BRBiotec, INPI, MAPA, MMA, Sebrae, e Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (SI-MDIC).

Inicialmente, em um formato piloto, essas comunidades ficarão disponíveis para responder dúvidas relacionadas aos temas propostos nos workshops e poderão ser utilizadas por todos os interessados, antes e após o evento, entre 23 de setembro e 4 de novembro de 2011. Para acessar, é preciso fazer o cadastro no Portal Inovação - que é simples e rápido.


Serviço
Workshop Negócios em Biotecnologia
Público alvo: bioempreendedores, empresários, pesquisadores e estudantes de áreas afins
Vagas: 80 inscritos por turma – as inscrições são gratuitas e podem ser feitas nohttp://biotecnologia.abdi.com.br.
Horário: sempre das 8h às 13h

21 de outubro de 2011, em Belo Horizonte (MG)
Endereço: Auditório da FIEMG, Av. Contorno 4520, Bairro Funcionários

26 de outubro de 2011, em Porto Alegre (RS)
Endereço: CEPUC – Centro de Eventos da PUCRS, Av. Ipiranga, 6681, Bairro Partenon, Prédio 40, Auditório Vermelho
O evento será realizado em parceria com o XXI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas - XIX Workshop Anprotec (www.seminarionacional.com.br)

4 de novembro de 2011, em Recife (PE)
Endereço: Sebrae PE, Rua Tabaiares, 360 - Ilha do Retiro, Recife (PE)
O evento será realizado em parceria com o 2° Seminário Estadual de Biotecnologia e Bioindústria. As inscrições devem ser feitas no site oficial do evento (www.biotecpe.com.br)

Assessoria de Comunicação Social ABDI
Joana Wightman/ Bruna de Castro/ Rachel Mortari/ Bianca Smolarek/ Tais Rocha
           61 3962-8602/8700

Nenhum comentário:

Postar um comentário